ASSEMBLEIA GERAL DA CIRPAveiro

No passado dia 9 de outubro realizou-se a abertura do ano pastoral da CIRPAveiro (Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, secretariado regional de Aveiro), nas instalações do centro pastoral da Sé Catedral.

Este encontro teve como objetivo congregar todos os consagrados e consagradas da diocese de Aveiro para o arranque do novo ano pastoral.

Foi com o hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e da oração do Pai Nosso missionário que se deu início à ordem de trabalhos.

Na presença de D. António Moiteiro, cada consagrado se apresentou, fazendo referência à Congregação e comunidade a que pertencia. Foi mencionada, com apreço, a nova comunidade religiosa, Servas do Santíssimo Sacramento, dada a conhecer à comunidade paroquial de Sever do Vouga, no dia 25 de setembro do corrente ano.

Seguidamente, D. António fez uma brevíssima explanação da carta pastoral para o ano 2022/2023, subordinada ao tema: “Levanta-te e caminha!”. Sublinhou, de igual modo, a importância da Jornada Mundial da Juventude e o empenho pelo florescimento de novas vocações de consagração, neste ano dedicado às vocações, na diocese de Aveiro.

Este encontro contou com a presença de três convidados que nos expuseram dois temas bastante impactantes e atuais da vida eclesial: a Jornada Mundial da Juventude e o Mosteiro Invisível Vocacional. O primeiro tema foi brilhantemente apresentado pela Ondina e a Rita do Comité Organizador Diocesano de Aveiro, motivando os consagrados a divulgarem a JMJ e a serem famílias de acolhimento, segundo as suas possibilidades. Em consequência deste convite, abriu-se a possibilidade de os símbolos das JMJ passarem pelo Carmelo de Cristo Redentor. O tema seguinte esteve a cargo do Padre João Santos, Diretor do Serviço Diocesano das Vocações, Acolhimento e Formação Espiritual e Reitor do Seminário de Santa Joana Princesa, que nos falou da importância da oração no despertar, discernir e no acompanhamento de cada vocação. Expôs, de uma forma clara, a dinâmica do MIV e a sua importância no coração da Igreja. Referiu que todos aqueles que desejassem inscrever-se no MIV, deveriam fazê-lo junto do animador vocacional da sua paróquia ou através da plataforma do Serviço Diocesano das Vocações, Acolhimento e Formação Espiritual de Aveiro.

Após uma brevíssima pausa, foi apresentada, pela presidente da CIRPA, Irmã Cândida Duarte, a calendarização das atividades a desenvolver durante o ano 2022/2023. Deu-se principal destaque a três grandes diretrizes, a desenvolver neste ano pastoral: a JMJ, as Vocações e a visita às Comunidades Religiosas.

Atualmente, a equipa da CIRPA é constituída pela Irmã Cândida Natália Sousa Duarte (Presidente), da Congregação de São José de Cluny; pela Irmã Rosa Cristina Onofre Pinto (Tesoureira), da Congregação do Sagrado Coração de Maria; pela Irmã Maria Luísa de Sousa Mendes (Secretária), da Congregação da Aliança de Santa Maria e pela Irmã Maria Ana Costa Leal (Vogal), da Comunidade Sementes do Verbo. Esta equipa é acompanhada pelo Padre Fausto Araújo de Oliveira, vigário diocesano para a Vida Consagrada.

Após a oração das Vésperas, seguiu-se um delicioso lanche que proporcionou uma saudável confraternização e partilha de experiências entre os presentes.

É com gratidão e estima que a CIRPA agradece e olha para a fidelidade de cada consagrado e reconhece o amor e a beleza de Deus espelhados na entrega diária das suas vidas à imitação da Virgem Santa Maria.

CIRPAveiro