Jovens de Aveiro querem ser protagonistas da Igreja e da sua Comunidade

O primeiro Encontro com a juventude denominado “Todos vão ouvir a tua voz” dinamizado pelo COD Aveiro (Comité Organizador Diocesano) realizou-se na passada sexta-feira, dia 6 de janeiro, no Museu Marítimo de Ílhavo.

Com o objetivo de os jovens serem os verdadeiros protagonistas deste encontro, os participantes foram desafiados desde o momento que entraram no museu até ao momento de regresso a casa. Num encontro de escuta, partilha e troca de ideias, os jovens tiveram ainda oportunidade de sugerir projetos individuais de melhoria para a Igreja e de debater assuntos fundamentais para a Igreja.

Através de uma aplicação, foi criado um “quadro de ideias” que juntou as respostas às perguntas “O que mudarias na tua Igreja” e “O que mudarias na tua comunidade?”. Deste brainstorming resultaram ideias como, a criação de homílias em diálogo, envolvimento na animação eucarística e da sua comunidade e o combate à solidão dos mais idosos. Os autores de algumas ideias subiram a palco para explicar e esmiuçar o objetivo e, por completa espontaneidade dos presentes, criaram um debate saudável sobre as ideias em causa.

Nesse debate, os jovens realçaram a importância de “não perder a essência do que é a Igreja” e de fazer formação sobre as palavras da Bíblia, atualizadas ao contexto e à comunidade em que nos inserimos. Alguns jovens insistiram mesmo que, apesar de ser necessário a Igreja acompanhar a atualidade e de ser preciso alguma “abertura de ideias”, não se pode esquecer que a Igreja “tem valores inquestionáveis e imprescindíveis”.

Sobre ouvir mais a comunidade e as ideias de que dela partem, os jovens entre os 16 e os 21 anos referiram que é preciso “ouvi-los mais”, já que, “se os adultos não ouvirem os mais novos agora, daqui a uns anos, quando os jovens de agora forem mais velhos, também não ouvirão os mais novos” e deixaram a questão: “Será que é isto que se pretende? Será que é esta a comunidade que se quer construir?”.

Antes ainda de entrarem para o auditório do museu e de começarem os painéis do encontro, cada jovem foi desafiado a criar um projeto com o valor máximo de 500€ e que juntasse os seus amigos, pudesse envolver a sua localidade e que, principalmente, orgulhasse e deixasse feliz o “menino Jesus”.

Durante o encontro, a organização selecionou três projetos: uma rede de oração dinâmica pelas ruas durante a noite, a colaboração das atividades agrícolas em quintais dos moradores de uma localidade e um projeto de formação/esclarecimento, no qual os fiéis pudessem esclarecer as suas dúvidas acerca da doutrina da Igreja e da Bíblia.

Depois da seleção, a jovem audiência pôde votar no qual mais se identificava, divulgando o vencedor. O que os autores das propostas escolhidas não estavam à espera era do desafio que Tiago Santos, coordenador da programação do COD e moderador deste encontro tinha para lhes apresentar: trabalharem com o COD Programação no próximo meio ano para desenvolverem os três projetos com um orçamento total de 500€.

Na primeira parte do encontro, a presidente da associação “Agora Aveiro”, Cátia Lima, e duas alunas da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, Mariana Domingues e Vanessa Neves, partilharam os seus exemplos cívicos e de participação comunitária com os jovens presentes, com o objetivo de motivá-los a fazer melhor a cada novo dia.

O próximo Encontro da Juventude, destinado a jovens entre os 21 e os 30 anos está marcado para o dia 17 de fevereiro.

Please follow and like us:
Pin Share