Símbolos JMJ recebidos em Aveiro com poesia e criatividade

Com grande alegria e entusiasmo, a partir de dia 3 de março, os símbolos da JMJ vão estar em peregrinação pela Diocese de Aveiro durante um mês, passando pelos nove arciprestados e pelas 101 paróquias existentes.
O COD Aveiro acredita que este é um “tempo de transformação da Igreja” e considera que é preciso continuar a “ser ousados, aventureiros e corajosos” nesta peregrinação.
No dia 3 de março, o COD Aveiro e dezenas de jovens da diocese vão sair de comboio de Aveiro, ao início da tarde, em direção a Braga para receber a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Entre as 17h e as 18h haverá um encontro com os jovens bracarenses, na Sé de Braga e pelas 18h15 a equipa do COD Aveiro e os jovens sairão de Braga em direção a Aveiro.
Os símbolos, que viajarão de comboio entre Braga e Aveiro, vão ser recebidos com poesia e criatividade numa peregrinação desde o Largo da Estação de Comboio de Aveiro até à Sé de Aveiro.
Nesta caminhada pelas ruas de Aveiro vão existir vários postos que, através de música, dança, poesia e muita criatividade darão dinamismo a esta festa que será a receção dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Aveiro.
Cada COA (Comité Organizador Arciprestal) será responsável por transportar a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani por parte do percurso desde a estação até à Sé.
A caminhada termina com o momento diocesano, intitulado “Noite com a Cruz”, onde haverá uma oração de juventude, com a presença do Sr. Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro. Na oração haverá um momento de devoção coletiva aos símbolos e, depois, todas as pessoas que assim o pretenderem poderão permanecer na Sé para a devoção individual aos símbolos.
O COD Aveiro convida toda a comunidade aveirense a fazer parte desta noite de receção aos símbolos que será um marco para a Diocese de Aveiro e a estar em comunhão com os dois símbolos, que são um sinal de esperança e fé em todos os locais por onde passam.
Sendo um momento único na vida de cada um, “e um encontro pessoal com Deus”, é importante, também, que a comunidade diocesana esteja mobilizada para “a alegria de acolher os símbolos da Jornada” e que esteja presente nos momentos mais importantes deste mês.
Na preparação desta peregrinação, que decorre entre 3 de marco e 2 de abril na Diocese de Aveiro, estão envolvidos mais de 800 voluntários de todos os arciprestados que têm trabalhado lado a lado com o COD Aveiro.
AGENDA 03 A 08 DE MARÇO
03 DE MARÇO
RECEÇÃO DOS SÍMBOLOS DA JMJ
21H00 – Largo da Estação de Aveiro, seguindo em peregrinação
para a Sé de Aveiro
24H00 – Noite com a cruz, na Sé de Aveiro
04 DE MARÇO
ARCIPRESTADO DE AVEIRO
Paróquia da Glória
Paróquia de Requeixo
Paróquia de Aradas
Paróquia de São Bernardo
Paróquia de Esgueira
05 DE MARÇO
ARCIPRESTADO DE AVEIRO
Paróquia da Cacia
ARCIPRESTADO DE SEVER DO VOUGA
Paróquia de Sever do Vouga
(C)ORAÇÃO DIOCESANO
16H30 – Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga > Atuação da Banda FOGO POSTO
06 DE MARÇO
ARCIPRESTADO DE SEVER DO VOUGA
Paróquia de Silva Escura
Paróquia de Dornelas
07 DE MARÇO
ARCIPRESTADO DE SEVER DO VOUGA
Paróquia de Rocas do Vouga
Paróquia de Couto de Esteves
Paróquia de Paradela do Vouga
Paróquia de Pessegueiro do Vouga
08 DE MARÇO
ARCIPRESTADO DE SEVER DO VOUGA
Paróquia de Cedrim
Paróquia das Talhadas
ARCIPRESTADO DE ALBERGARIA-A-VELHA
Paróquia de Albergaria-A-Velha
ORAÇÃO MARIANA
21H00 – Cineteatro ALBA – Atuação especial da cantora CLAUDINE PINHEIRO
cod@aveirojmj2023.pt | www.aveirojmj2023.pt