DIOCESE DE AVEIRO | COMUNICADO

No dia 3 de março a Comissão Independente entregou ao Bispo de Aveiro uma lista com o nome de três sacerdotes que haviam sido denunciados por abuso de menores.

1. Dos três nomes recebidos, dois dizem respeito a sacerdotes que já faleceram e o outro refere-se a um sacerdote contra o qual já decorreu o respetivo processo que foi investigado pelo Ministério Público, tendo terminado com um Despacho de Arquivamento. O Dicastério da Doutrina da Fé, no que diz respeito ao processo canónico, pede que o bispo diocesano continue a exercer o direito de vigilância em relação ao respetivo sacerdote.

2. A Diocese de Aveiro solicitou também à respetiva Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis que desenvolva iniciativas de formação com sacerdotes, catequistas e responsáveis das Instituições de Solidariedade Social da área da Diocese, em ordem a aprofundar a sensibilização de todos para a relevância deste tema de modo a prevenir possíveis abusos.

3. No que diz respeito ao apoio às vítimas a Diocese estará disponível para facultar apoio médico que venha a mostrar-se necessário.

4. A Diocese de Aveiro compromete-se a tudo fazer para que estas situações dolorosas não voltem a acontecer no seio da comunidade cristã e reafirma, mais uma vez, “tolerância zero” para os abusos de menores e pessoas vulneráveis.

Aveiro, 10 de março de 2023.

+ António Manuel Moiteiro Ramos, bispo de Aveiro