Está quase pronta!

CONSTRUÍDA. Em menos de um mês estará tudo construído, faltando depois mobilar e entrando-se em período de testes e licenças. A Casa Sacerdotal de Santa Joana está quase pronta. Só falta pouco mais de um milhão de euros para a pagar! A certeza da colaboração de todos para a construção desta casa não deixa desanimar quem tem de olhar para as contas e verificar que o dinheiro não chega para acudir aos encargos assumidos.

VISTAS. Entre o Seminário e a Casa Sacerdotal, não haverá qualquer barreira física. Boa parte dos quartos tem vista para o Seminário (foto de cima), o qual foi frequentado pela maioria dos futuros residentes da Casa. Se o Seminário é o coração da Diocese, como se diz, o “santuário de gratidão” da Diocese aos seus padres só poderia ficar bem perto do coração.

OFERTAS. Desde 2007, quando o Sr. Bispo anunciou a sua intenção de construir a Casa Sacerdotal, as ofertas somam o valor de 548.809 euros. É um sinal muito animador da generosidade. Mas é apenas um sinal que não altera a data de vencimento das faturas. Já houve necessidade de recorrer a ajudas no valor de 492 mil euros para honrar os compromissos e liquidar as faturas da empreitada, no valor de 1.120.204 euros, bem como os projetos e outros gastos que já somam 93.791 euros. Este é um declarado pedido de ajuda e colaboração para esta obra e para esta causa, num momento crítico da nossa sociedade, num momento urgente deste empreendimento.

CAPELA. Para este espaço estava previsto um painel elaborado pelo ceramista Zé Augusto, segundo projeto de Jeremias Bandarra. Ze Augusto morreu no dia 27 de agosto, antes de pôr as mãos nesta obra. A comissão que lidera a construção estuda agora uma alternativa.

Textos de João Paulo Henriques, da equipa do Seminário, com J.P.F.

fonte Correio do Vouga 10/10/2012