FALECIMENTO DE D. ANTÓNIO BALTASAR MARCELINO, BISPO EMÉRITO DE AVEIRO

img 000

É com profundo pesar que a Diocese de Aveiro comunica o falecimento de D. António Baltazar Marcelino, bispo emérito de Aveiro.

Tendo completado no passado dia 21 de Setembro 83 anos de idade, foi recentemente hospitalizado, vindo a falecer hoje, 9 de Outubro, pelas 17h30, no hospital Infante D. Pedro em Aveiro.

Foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Aveiro em 1980, tendo sido bispo residencial de 20 de janeiro de 1988 a 21 de setembro de 2006.

A data e local do funeral serão em breve comunicados.

GICDA – Gabinete de Imagem e Comunicação da Diocese de Aveiro

Último artigo de D. António Marcelino para o Correio do Vouga,

de 18 de setembro de 2013

Algumas datas biográficas

Texto evocativo nos 25 anos do início do Múnus Episcopal

*

Mensagem, em nome de Sua Santidade o Papa Francisco, do Cardeal Tarcisio Bertone

1. Descanse em paz.
    Até um destes dias.

2. Queridos Irmãos:

Venho por este meio, juntar-me solidariamente, a todos aqueles que partilham os mesmos sentimentos de tristeza e saudade, pelo falecimento de D. António Marcelino, que foi o Bispo do meu Crisma em 2004.
    No mesmo dia, 9 de Setembro, partiram dois Amigos, profundamente humanos e queridos, o nosso Bispo e o Sr. João Dias Limas, um Senhor que se encontrava internado também no Hospital de Aveiro. Aos mais próximos, os meus sentidos sentimentos. Agora começa a aventura do Espírito, livre do corpo físico. Que os Anjos e Santos de DEus os guiem.
    Um abraço
    Teresa Correia

3. Que a sua alma continue a iluminar-nos como a sua presença o fez em vida.
    Descanse em Paz.