Nomeações – Para o serviço do Povo de Deus

Nomeações

Para o serviço do Povo de Deus

1. INTRODUÇÃO

A ordenação de novos presbíteros, no dia 17 de novembro, no culminar da Semana Vocacional, integrada na Caminhada das Bem-aventuranças, e a ordenação de novos diáconos permanentes, no passado dia 20 de outubro deste ano, dia mundial das Missões, constituem marcos jubilares deste “bom e belo caminho”, no dizer do Papa Francisco, que estamos a percorrer na nossa Diocese em tempo de Missão Jubilar.

Estas ordenações são uma bênção de Deus que devemos saber agradecer e são um sinal muito belo de confiança no futuro que devemos saber merecer.

Esta certeza de bênção e este sinal de esperança não nos fazem esquecer a escassez de Clero, mas animam-nos a trabalhar com renovado entusiasmo, acrescido vigor e fundada alegria. Deus não falta à sua Igreja com os trabalhadores de que a messe necessita. Estas ordenações são disso claro testemunho e anunciam tempos novos para a Igreja de Aveiro.

A Missão Jubilar veio revelar-nos, de forma tão bela e mobilizadora, que há entre nós, na vida da Igreja e na sua acção pastoral, um manancial extraordinário de graça que urge descobrir e de dinamismo vocacional que importa valorizar.

A bênção que constitui para a Igreja no seu todo e para o Presbitério em si mesmo a ordenação dos novos presbíteros diz-nos como é importante agradecer a Deus os sacerdotes que temos, manifestar dedicação ao Seminário como escola e ambiente de formação e trabalhar com alegria e confiança para que novas vocações surjam no horizonte do futuro.

Por seu lado, a ordenação dos novos diáconos permanentes permite-nos organizar melhor a sua distribuição, tendo em conta a idade, a saúde, o trabalho profissional e as necessidades pastorais.

Neste espírito de Missão Jubilar, consciente de que esta bênção que Deus nos concede deve ser agora transformada, pelo exercício do ministério ordenado, em missão para o serviço do Povo de Deus;

HEI POR BEM NOMEAR:

I – Presbíteros

1. P.e Leonel Santiago de Abrantes, Vigário Paroquial de S. Simão de Oiã e de S. Pedro da Palhaça, no Arciprestado de Oliveira do Bairro.

2. P.e Nuno Duarte da Silva Queirós, Vigário Paroquial na Unidade Pastoral de Águeda, no Arciprestado de Águeda.

3. P.e Víctor Marques Cardoso, Vigário Paroquial de S. Vicente da Branca e de S. Tiago de Ribeira de Fráguas, no Arciprestado de Albergaria-a-Velha.

II – Diáconos Permanentes

1. Afonso Dinis Dias – Membro do Secretariado Diocesano de Pastoral Sócio-Caritativa e Colaborador do Pároco de S. Bartolomeu do Troviscal e de S. Martinho de Amoreira da Gândara, no arciprestado de Oliveira do Bairro;

2. Artur Manuel de Jesus Bem Haja – Colaborador do Pároco de S. Lourenço de Bustos e de S. Simão da Mamarrosa, no arciprestado de Oliveira do Bairro;

3. João Carlos Marques da Silva – Colaborador do Pároco de Nossa Senhora do Livramento de Fonte Angeão e de Santo André de Vagos, no arciprestado de Vagos;

4. Jorge Pereira de Abrantes – Membro do Secretariado de Pastoral Sócio – Caritativa e Colaborador do Pároco de S. Miguel de Oliveira do Bairro, no arciprestado de Oliveira do Bairro;

5. José Augusto Pereira da Silva – Colaborador do Pároco de S. Tiago da Moita de Anadia e de S. Miguel de Vila Nova de Monsarros, no arciprestado da Anadia;

6. José Manuel Marques Figueiredo – Colaborador do Pároco de S. Paio de Arcos, de Nossa Senhora do Ó de Aguim e de S. Pedro de Tamengos, no arciprestado de Anadia;

7. Manuel Benjamim de Oliveira Simões – Membro do Serviço Diocesano de Música Sacra e Colaborador do Administrador Paroquial de Soza, no arciprestado de Vagos;

8. Manuel Pereira Gomes – Colaborador da Equipa Sacerdotal de S. Vicente da Branca e de S. Tiago de Ribeira de Fráguas, no arciprestado de Albergaria-a-Velha.

Aveiro, 24 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, de 2013.

António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro