Dia da Missão

dia_missao_960x

Desde 21 de Outubro de 2012 que estamos a viver a Missão Jubilar, um projecto pastoral implementado a propósito dos 75 anos da restauração da nossa Diocese vivido sob o lema “Vive esta hora”.

Percorremos as ruas da nossa Diocese, levando a cada família a mensagem feliz de que Deus nos ama e o convite a ser voz e presença activa neste projecto de Jesus Cristo de fazer de Aveiro a Pátria das bem-aventuranças.

Apesar das nossas fragilidades e fraquezas fomos capazes de audácia e de força para vencer os medos e ir ao encontro do nosso próximo e dizer que afinal uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna é possível hoje e aqui.

Fomos: anúncio nas varandas de nossas casas (Novembro de 2012); palavra de Deus que inundou ruas e caminhos (Dezembro de 2012); Grito pela paz que ecoou forte no coração de cada diocesano (Janeiro de 2013); oásis cristão na solidão e desertos de tantos irmãos nossos (Fevereiro de 2013); capazes de vestir a camisola e dizer que somos cristãos (Março de 2013); oceano de solidariedade traduzida na recolha de mais de 200 toneladas de bens que partilhámos com quem precisava mais que nós (Abril de 2013); peregrinos envergando sem bairrismos nem clubes o evangelho das bem-aventuranças (Maio de 2013); voz que saudou transformando o nosso próximo em irmão (Junho de 2013); vida feita oração (Julho de 2013); alegria testemunhada na ousadia da cristoteca (Agosto de 2013); fomos mais família (Setembro de 2013); testemunhas do amor maternal de Maria por nós (Outubro de 2013). É grande o dom desta Igreja de Cristo presente em Aveiro.

Mas fomos também presença formativa em cada uma das comunidades pelas catequeses das bem-aventuranças que terminámos em cada um dos nossos arciprestados com a bela experiência de deserto, porque no silêncio ouvimos a voz de Deus. Fomos desafio a todos para que um se coloque a questão “O que quer Deus de mim?”

Fomos capazes de colocar no coração da nossa cidade de Aveiro, em concreto no Museu de Aveiro, uma exposição com a participação das 101 Paróquias que nos constituem. Com a colaboração de pessoas individualmente, da nossa Universidade de Aveiro e Museu abrimos as portas da arte a milhares que nos visitaram. Sem vergonhas e falsas modéstias, foi uma aposta ganha.

Abrimo-nos ao mundo escutando o que espera de nós e convidámos à reflexão sobre temas variados, como a acção social, o ecumenismo e diálogo inter-religioso, economia e mundo do trabalho e ainda família, casamento e sexualidade.

A música fez parte deste percurso tendo sido promovidos 5 concertos, sendo o último no próximo dia 10 de Dezembro.

A hora é de gratidão a Deus, a Maria e à nossa Padroeira Santa Joana. A hora é também de encontro, convívio e partilha… Um dia eu vou, e dia 8 de dezembro é o dia.

O percurso da Missão Jubilar terminará com a solene concelebração na sé no dia 11 às 19H.

A hora não é de fim, mas de presente cheio de esperança que sentimos poder percorrer com o Papa Francisco na sua exortação apostólica “A alegria do Evangelho”.

Materiais Dia da Missão

programa/ horário