Pages Navigation Menu

Perguntas e respostas

Missão Jubilar (13)

O que se pretende com a MJ?

Os objetivos têm disso formulados de diversas formas e em diversos momentos, mas centram-se neste, segundo as palavras de D. António Francisco: “Ser Igreja, rosto de esperança, vivendo em permanente abertura solidária ao mundo, crescendo na alegria da fidelidade a Jesus Cristo, organizando-se e renovando-se nas suas estruturas para melhor servir e intervir no meio humano e social em que vive”.
Concretizando, a MJ há de “levar os cristãos a viver o seu ser em Cristo”, assumindo as Bem-Aventuranças, vivendo a alegria da conversão, promovendo as vocações, e há de “empenhar as pessoas na construção de um mundo melhor”, envolvendo as forças vidas e com parcerias com a sociedade civil.

(fonte Correio do Vouga)

 

 

Qual é a grande finalidade da MJ?

Definiu-se como meta a atingir: “A Igreja diocesana vive e celebra na alegria o seu crescimento, abre-se ao mundo com ânimo evangelizador e assim torna-se rosto da esperança”.

(fonte Correio do Vouga)

 

 

Qual o lema da MJ?

“Vive esta hora!”

Porquê “Missão”?

“Missão” porque a Igreja nasce da missão e vive para a missão de Jesus Cristo (e não para si mesma) destinada a toda a humanidade. Como já alguém disse, “a Igreja não tem uma missão; a missão [de Jesus] é que tem uma Igreja”. A tónica da comemoração dos 75 anos está assim na abertura ao exterior, aos vizinhos e aos afastados, aos que “vão à missa” e aos que nunca lá vão, numa palavra, a todos. Por isso mesmo, o trabalho da MJ está centrado em qualquer pessoa. A MJ não é para o bispo e os padres, mas para toda e qualquer pessoa.

(fonte Correio do Vouga)

 

 

Qual o símbolo da MJ?

É a proa estilizada de um barco mais a cruz de Jesus Cristo. O símbolo lembra a missão de Pedro e os apóstolos, “pescadores de homens”, apoiando-se na ligação umbilical que as pessoas da Diocese de Aveiro têm ao mar e à ria. A cor do logotipo é o dourado, “sinal da riqueza do amor de Deus por cada um de nós e por esta sua Igreja de Aveiro. Ao mesmo tempo, o dourado expressa a alegria com que queremos viver a nossa MJ”. Existe também uma mascote, o Vive, a pensar nos mais novos.

SÍMBOLO

VIVE

(fonte Correio do Vouga)

View category→
  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube