Esquemas de adoração ao Santíssimo Sacramento

NOTA PRÉVIA

1. Os esquemas de oração aqui propostos são parte e simples esboço de um trabalho que está a ser preparado pelo Secretariado Diocesano de Liturgia no âmbito do Congresso Eucarístico Diocesano e destinam-se a momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento. Prevemos a publicação do livro completo o mais breve quanto possível para ajudar as paróquias da Diocese de Aveiro a viverem melhor o Lausperene Diocesano e outras iniciativas futuras de oração/adoração.
2. Aqui apresentamos 8 esquemas já revistos do conjunto de 12 que estão a ser preparados, e uma meditação do Rosário. O objetivo é facilitar às comunidades que têm um hábito mensal de Adoração ao Santíssimo Sacramento um esquema por cada mês, considerando algumas temáticas próprias de cada época. Pensamos em propostas para crianças, adolescentes e jovens, que ainda estão a ser trabalhadas.
3. Os esquemas de oração têm por base o Ritual Romano “Sagrada Comunhão e Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa”, especialmente os n.ºs 82 a100, que servem de orientação para a Exposição da Santíssima Eucaristia (Exposição – Adoração – Bênção – Reposição).
4. Neste esboço apresentamos textos que podem ser usados com toda a liberdade e ao critério de cada paróquia para o momento da Adoração, numa celebração comunitária, ou na meditação pessoal. Os esquemas, que procuram estar em sintonia com o nosso plano pastoral diocesano, apresentam uma primeira leitura bíblica do antigo ou novo testamento, um salmo responsorial, um excerto do Evangelho, 3 meditações, sendo normalmente a primeira da tradição patrística, a segunda do magistério pontifício e a terceira da Carta Pastoral “Dai-lhes vós mesmos de comer”, de D. António Moiteiro, ou outro texto do magistério episcopal, e preces. A proposta deve ser livremente enriquecida com cânticos intercalares e momentos de silêncio1.
5. Para a escolha dos cânticos poderá ajudar o índice preparado este ano pelo Departamento Diocesano de Música Litúrgica “50 cânticos para o Ano da Eucaristia, Sacramento da Caridade” (em anexo), ou a publicação do Secretariado Nacional de Liturgia “Cânticos para o Culto Eucarístico”. Seguem também o Hino para o Congresso Eucarístico Diocesano e um outro cântico com o tema do nosso ano pastoral.

:::: textos ::::

:::: Dai-lhes vós mesmos de comer – Hino Eucarístico – Diocese de Aveiro ::::

:::: Hino Eucarístico – Partitura ::::

:::: índice de 50 cânticos: Eucaristia e Caridade ::::