Presente e futuro da Europa em discussão

Teatro, em Aveiro

Presente e futuro da Europa em discussão

A cidade de Aveiro vai assistir, nos dias 29 e 30 de junho, às 21.30h., a duas récitas da peça de teatro «Quo vadis, Europa?», levada à cena pela Oficina de Teatro «Capitão Grancho», no auditório do Seminário de Santa Joana Princesa.

Propondo-se responder a perguntas como «Onde vais? Quem és tu? Que futuro, Europa?», a oficina de teatro “Capitão Grancho” propõe-se apresentar como exercício de final de ano uma reflexão teatral sobre o atual estado civilizacional da Europa, baseado no texto dramático “Europa, Europa!”, de Filomena Oliveira e Miguel Real, que se serviram do mito grego dos 12 trabalhos que Hércules teve de vencer para conquistar a imortalidade. Numa alegoria subtil e inteligente, esta peça tem por protagonista uma jovem com o mesmo nome, Europa, que, de modo semelhante, terá de vencer os seus pecados civilizacionais para atingir o estado de construção de uma unidade europeia futura realizável, porventura a maior das utopias do século XXI: uma nova Europa assente nos direitos humanos, nos direitos ambientais e na dignidade da pessoa humana, e ainda capaz de se reassumir como o grande continente da inquietação filosófica, da investigação científica e da criação estética. E uma lição de apaixonante humanidade e…de viva inquieta filosófica!

Esta é uma iniciativa já não inédita, após «Rei Édipo» (2016) e «Fracassos da Corte» (2017), desenvolvida em parceria com a Comissão Diocesana da Cultura, a Câmara Municipal de Aveiro, a Junta de Freguesa de Esgueira e o Seminário de Aveiro.

www.diocese-aveiro.pt/cultura