Pages Navigation Menu

Aprender com o povo a alegria sã do Evangelho

Aprender com o povo a alegria sã do Evangelho

Lançamento do mais recente livro do Pe. Georgino, dia 11 de dezembro nos 80 anos da Diocese de Aveiro

 

Georgino Rocha, Ana Isabel Miranda e Luís Silva, respetivamente, autor e presidente da Comissão Diocesana de Justiça e Paz e presidente da Comissão Diocesana da Cultura, têm o prazer de convidar Vª Ex.cia a participar na apresentação do livro “Aprender com o povo a alegria sã do Evangelho” , que será feita pelo Padre Dr Querubim José Pereira da Silva, diretor do jornal diocesano “Correio do Vouga” e pároco de Angeja.
A sessão terá lugar no Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC), no dia 11 de Dezembro de 2018, pelas 21h30 horas, dia em que ocorre o 80º aniversário da restauração da Diocese de Aveiro. Intervirá o grupo musical da Universidade de Aveiro. Presidirá Dom António Moiteiro, bispo de Aveiro.

O evento terminará com uma sessão de autógrafos e um porto de honra.

Georgino Rocha
Ana Isabel Miranda
Luís Silva


GEORGINO ROCHA é natural da Choca do Mar, Calvão. Depois dos estudos primários, ingressou no Seminário de Aveiro, onde cursou filosofia. Transitou para o Seminário de Cristo–Rei (Olivais), em Lisboa, onde completou o Curso de Teologia. Foi ordenado presbítero na Sé de Aveiro em 1964. Inicia a vida pastoral na paróquia de Ílhavo e é diretor do Secretariado diocesano de Pastoral de 1973 a 1999. Acompanha, como assistente, o movimento da Ação Católica Operária e o dos Cursos de Cristandade. Tem bacharelato em Teologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca, em 1971. Licenciou-se em Teologia Pastoral pelo Instituto Superior de Pastoral, Madrid, em 1973. É doutorado em Teologia – especialidade de Teologia Prática – pela Universidade Pontifícia de Salamanca, em 1990. Fez a pós-graduação em Gerontologia Social e Geriatria, no Instituto Superior Bissaya Barreto, Coimbra, em 2003. Tirou o mestrado em Doutrina Social da Igreja no Instituto Leon XIII, em Madrid, 2006.
Teve preparação especial em Tecnologia Educativa, no Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA), em 1992; em Psicologia da Educação, no mesmo Instituto, em 1995; em Metodologia e Espiritualidade, sob orientação da Equipa Internacional do Movimento por um Mundo Melhor, em Cali, Colômbia, em 1976, e em Valladolid, Espanha. Fez estudos bíblicos e investigação arqueológica na Terra Santa, designadamente em Israel, Palestina, Jordânia e Península do Sinai (Egito).
Lecionou na Universidade Católica Portuguesa e em vários Institutos Superiores de Ensino Teológico. Foi Vigário Pastoral e Pró-Vigário Geral da Diocese de Aveiro, exercendo várias funções sobretudo na área da cultura e dos direitos humanos. Dirige a revista “Igreja Aveirense” desde 2004. É assistente da Comissão Diocesana da Cultura e da Comissão Justiça e Paz e capelão da Igreja da Misericórdia de Aveiro desde 2012.

 

PUBLICAÇÕES DO AUTOR

Livros
Aprender com o povo, a alegria sã do Evangelho, 2018
Rostos de misericórdia, estilos de vida a irradiar, 2018
Igreja Sinodal. A alegria da missão na sociedade secularizada, 2015
Crescer na Fé e Anunciar a alegria do Evangelho, 2014
Humanizar a Sociedade: Responsabilidade de todos; contributo dos mais vulneráveis, 2013
Clarões de Esperança: Intervenção social cristã, 2011
Intervenção da Igreja na sociedade portuguesa contemporânea, 2009
Paróquia e Unidades Pastorais, 2008
Ao serviço da fé na sociedade plural, 2007
Sementes de paz (dois volumes), 1997
Angola, reconciliação e solidariedade, 1993
Paróquia, comunidade em renovação, 1991
Ação Pastoral da Diocese de Aveiro: 1962/63 a 1987/88 (três volumes), 1991

Colaborações
Direitos Fundamentais da Pessoa Humana, 1975
O Povo de Calvão: de gente dispersa a sociedade organizada. Contributos da Igreja (in De Gelfa a Calvão no concelho de Vagos, Paulo Sérgio Margarido Ferreira (coord.), 2010
Bispos e Fátima; Cerejeira, Manuel Gonçalves; e Pastoral de Fátima, in Enciclopédia de Fátima, 2007
Paróquia, in Dicionário de História Religiosa de Portugal, 2000
O Movimento catequético em Portugal no século XX, in A catequese na vida da Igreja, António Bollin e Francesco Gasparini, 1996


 

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube