Paróquia de Santa Joana comemora 50 anos

A Paróquia de Santa Joana Princesa celebra 50 anos de criação – “meio século de vida cristã” – com diversas atividades nos dias 9, 10 e 11 de novembro.

No primeiro dia, sábado, há Eucaristia vespertina (19h00), tasquinhas gastronómicas (a partir das 21h00) e festa popular com o grupo GJShow. No dia 10, domingo, há Eucaristia (11h00), tasquinhas gastronómicas (a partir das 13h00), tarde cultural com atuação do Coro de Santa Joana, apresentação dos grupos de catequese e outras animações. Pelas 16h00, atua a Banda Jota, grupo pop/rock de inspiração cristã com origens na cidade da Guarda. No dia 11, segunda-feira, o Bispo de Aveiro preside à Missa dos 50 anos, pelas 20h00, seguindo–se um “magusto de São Martinho”.

A reitoria (ou vicariato) de Santa Joana foi criada no dia 11 de novembro de 1969 por D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro, para responder ao crescimento populacional de uma zona que estava repartida pelas freguesias de Esgueira, Glória e Vera Cruz. Dava-se então o caso de algumas pessoas conviverem na mesma rua e pertencerem a paróquias diferentes. Porque não havia uma igreja com condições, começou-se desde a primeira hora a pensar e a construir um templo que servisse a população crescente. A igreja foi inaugurada no dia 19 de setembro de 1976, altura em que a reitoria passou a paróquia definitiva.

A freguesia civil de Santa Joana, por seu turno, viria a ser criada por um decreto-lei de 30 de novembro de 1984 que entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 1985.

Desde a primeira hora, o pároco de Santa Joana Princesa tem sido o P.e Adérito R. Abrantes, que numa mensagem à comunidade, a propósito dos 50 anos da paróquia, escreveu: “Está (…) de parabéns toda a nossa comunidade por, apesar de ser uma freguesia ainda muito jovem, ter crescido tão significativamente e ser hoje um lugar onde dá gosto viver e conviver”.

Correio do Vouga, 06 novembro 2019

Artigos no Correio do Vouga de então:
edição de 14.11.1969: “Decreto da Criação da Reitoria de Santa Joana, no Arciprestado de Aveiro”
edição de 24.09.1976: “Inauguração da Igreja de Santa Joana Princesa”