Adolescência – Domingo de Páscoa – Anuncia Jesus
Domingo de Páscoa – 4 de abril
Desafio: Anuncia Jesus
(Instrumental)
Introdução
Jesus Cristo ressuscitou! Ele está vivo! Hoje é o grande Dia da passagem, o grande dia em que o Amor venceu a morte! Este é o dia, o primeiro dia da tua recriação em Cristo. Hoje, Jesus convida-te a uma vida nova, uma vida que brota da Sua presença no teu coração e faz de ti, a cada dia, uma pessoa nova, nascida do Alto. Alegra-te por isso. Abre o teu coração ao Senhor e confia no Seu amor!
(Instrumental)
Preparando a oração
Hoje é o primeiro dos domingos, aquele dia esperado que enche de esperança o teu tempo, o nosso tempo. Hoje, celebramos o centro da vida, a pedra angular da arquitetura da nossa felicidade. Cristo ressuscitou e deu-Se a conhecer aos seus discípulos. A Ressurreição é assim uma imensa alegria cheia de admiração. Vem de dentro, de um coração imerso na fonte desta alegria. Não deixes que esta Páscoa te passe ao lado. Abre-te à alegria da ressurreição deixando-te invadir pelo desejo de viveres a vida nova no teu dia-a-dia.
(Instrumental)
Leitura da Bíblia – João 20, 1-9
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o discípulo predileto de Jesus e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram».
Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.
(Instrumental)
Reflexão
O discípulo que chega em primeiro lugar ao túmulo, entra, vê e acredita. É o discípulo, que está em sintonia com Jesus, a Vida, compreende os sinais da morte e do amor de Jesus. Parte dos sinais para chegar à fé no encontro pessoal com o Ressuscitado. Ele reconhece o mistério da presença por meio da ausência. A experiência do ressuscitado tem assim dois aspectos: negativo e positivo. Em primeiro lugar, a experiência da ausência que, todavia, se descobre como sinal de vida. E em segundo lugar, reconhece e experimenta a vida anunciada. Somos assim anunciadores da ressurreição de Cristo quando a Sua luz ilumina os momentos obscuros da nossa existência e podemos partilhá-la com os outros; quando sabemos sorrir com quem sorri e chorar com quem chora; quando caminhamos ao lado de quem está triste e corre o risco de perder a esperança; quando narramos a nossa experiência de fé a quem está em busca de sentido e de felicidade. É esta a nossa Missão.
Conversa com Deus
Jesus, à medida que acreditamos em Ti, começamos a ver-te agir na nossa vida, ajudando-nos, confortando-nos e guiando-nos. À medida que o nosso amor por Ti cresce, cresce também o amor pelos outros. A Fé na ressurreição dá-nos o grande conforto de sabermos que nunca estamos sós, de que Tu estás sempre connosco. É a Fé que nos faz desejar passar mais tempo conTigo na oração e descobrir o quanto Tu nos amas. Dá-nos Senhor a graça de saber viver à luz da Ressurreição, sem medos e na certeza e esperança da Vida eterna.
(Instrumental)
Conclusão
Jesus ressuscitou, está vivo e vive agora à direita do Pai. Ao terminares este momento de oração agradece ao Senhor a graça de O teres acompanhado na sua paixão, morte e ressurreição e pede-Lhe que a alegria da Sua ressurreição fique contigo todos os dias da tua vida. Faz agora, a experiência do encontro com Jesus Cristo, torna-te testemunha da Sua Ressurreição, é sê Luz e Esperança nas diversas situações da vida humana.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.