Colégio de Consultores – Nomeação

Tendo terminado o quinquénio do Colégio de Consultores e sendo necessário proceder à sua renovação, nomeamos os seguintes sacerdotes:

Colégio de Consultores
– Quinquénio 2021-2026 –

P. Manuel Joaquim Estêvão da Rocha
P. Querubim José Pereira da Silva
P. Luís Manuel Barbosa de Oliveira
P. Fausto Araújo de Oliveira
P. Nuno Duarte da Silva Queirós
P. João Marques Ferreira dos Santos
P. Francisco José Rodrigues de Melo
P. Manuel Mário Ferreira
P. Armando Batista da Silva
P. Licínio Manuel Figueiredo Cardoso
P. José Carlos da Silva Lopes
P. António de Almeida Cruz

Aveiro, 1 de junho de 2021.

+ António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro

O Colégio dos Consultores é obrigatório em todas as dioceses católicas. É regulamentado de acordo com as normas estabelecidas pelo Código de Direito Canónico e por um Estatuto particular. A natureza própria do Colégio dos Consultores é auxiliar o bispo Diocesano no governo da diocese com seu conselho e, às vezes, com seu consentimento, segundo as funções que lhe competem e as normas determinadas pelo Direito Canónico. O Colégio dos Consultores é constituído por presbíteros, em número não inferior a seis e não superior a doze, livremente escolhidos pelo Bispo Diocesano entre os membros do Conselho Presbiteral. Se um membro do Colégio dos Consultores renunciar à sua função ou vier a falecer, o Bispo não está obrigado a nomear um substituto, conquanto o número mínimo de seis membros seja mantido. O Colégio dos Consultores será sempre convocado pelo Bispo Diocesano ou por quem o substitui à norma do Direito.