Pages Navigation Menu

Caminhada quaresmal: adolescência

Proposta de caminhada quaresmal para a adolescência

Lema: Com Fé, caminhamos juntos para a Páscoa

Os desafios desta Caminhada devem ser partilhados, pelas redes sociais utilizadas pelo grupo de catequese e no grupo de catequese (talvez na oração final de cada sessão de catequese). A interiorização de cada adolescente tem valor para o próprio, mas o(a) catequista deve também valorizá-la como parte da realização do caminho da Fé, por isso partilhá-la no grupo.

1º Domingo – Fé pensada
“Esteve no deserto conduzido pelo Espírito, e foi tentado” Lc 4,1-13
Apesar dos contactos nas redes sociais, muitas vezes estamos sós. Imagina-te no silêncio do deserto, pensa como Deus te acompanha e como a sua presença toca a tua vida.
Desafio: O que sentiste com esta tomada de consciência?

2º Domingo – Fé transmitida
Pedro, Tiago e João ouviram Deus quando Jesus Rezava (Lc 9,28b-36)
Quando te lembras de ouvir falar de Deus pela primeira vez? Como foi essa experiência?
Desafio: Partilha a tua experiência e faz uma oração de agradecimento.

3º Domingo – Fé de uma comunidade
A figueira, apesar de não dar fruto, tem uma segunda oportunidade pois “talvez venha a dar fruto” (Lc 13,1-9)
Desafio: Pensa na parábola da figueira, identifica que frutos do Espírito Santo poderás colocar ao serviço da tua comunidade.

4º Domingo – Fé misericordiosa
Façamos festa, “este teu irmão estava morte e voltou à vida.” (Lc 15, 1-3,11-32)
Quão misericordioso és contigo próprio e com quem te ofende? Está alguém à espera do teu perdão?
Desafio: Aproxima-te daquele que espera o ter perdão e aproxima-te de Deus participando no momento de reconciliação.

5º Domingo – Fé respeitada
“Mulher ninguém te condenou, também não te condeno.” (Jo 8,1-11)
Com certeza que te cruzas com pessoas que são diferentes de ti. Pensam, sentem, fazem e vivem a vida de forma diferente.
Desafio: Qual a tua atitude perante aqueles que consideras diferentes? Tenta uma aproximação, olha que a diferença, na maioria das vezes, enriquece.

Domingo de Ramos – Fé testemunhada
“Bendito o que vem em nome do Senhor, Ele que é o Rei” (Lc 19,38)
Desafio: Dá testemunho da tua fé participando, com o teu ramo, na celebração de Domingo de Ramos.

Tríduo Pascal
Desafio: participar nas cerimónias do Tríduo Pascal.


  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube