Pages Navigation Menu

«Um só Corpo em Cristo Jesus»

A Igreja Universal celebra no próximo dia 8 de maio, o 59.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. É em virtude desta data que acontece a Semana de Oração pelas Vocações de 1 a 8 de maio.

Esta semana constitui sempre para cada Igreja local uma oportunidade renovada de olhar para a vida como vocação. O ritmo de sinodalidade em que nos encontramos, em que somos chamados a nos pronunciar sobre a vida da Igreja a que pertencemos, alicerça-se na consciência e no dom de sermos, em virtude do nosso batismo, membros do Corpo de Cristo (cf. 1 Cor 12, 27). Como tal, a vocação cristã não é coisa de alguns especiais, mas é o chamamento que Cristo faz a cada um para abraçar a vontade do Pai, em ordem a uma missão na força do Espírito Santo, para contribuir para a edificação do Corpo de Cristo no nosso mundo. A vocação é por isso uma questão de fidelidade ao amor de Deus, que nos ama e nos envia. Entre as várias formas de vida, salientamos nesta semana as vocações de consagração, chamamento de Deus para o serviço, como tão bem retrata o nosso lema diocesano: «Amar a Deus é servir», com uma entrega total da vida à Igreja, e que são sinal da vitalidade das nossas comunidades.  

Durante a próxima semana existirão algumas atividades promovidas pelo Serviço de Vocações, Acolhimento e Formação Espiritual com o intuito de aprofundar a consciência vocacional.

Esperamos que esta semana seja uma oportunidade para fortalecer a nossa oração pelas vocações, em que possamos aprofundar a nossa resposta a Cristo para a edificação do Seu Corpo.

P.e. João Santos

Diretor do Serviço de Vocações, Acolhimento e Formação Espiritual

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

– PROGRAMAÇÃO DIOCESANA –

Durante a semana

Renovada divulgação do Mosteiro Invisível Vocacional e algumas visitas às aulas de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica)

domingo, dia 1 de maio

Dia da Mãe – A vocação à maternidade; Youtube

quarta-feira, dia 4 de maio

Vocação laical e Eucaristia – Webinar, Facebook, 21h00

quinta-feira, 5 de maio

Vigília de oração pelas vocações – Igreja da Gafanha da Encarnação, 21h00

sexta-feira, 6 de maio

Via-lucis vocacional, em parceria com assistência regional do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico; Santuário da Senhora de Vagos, 21h30

sábado, 7 de maio

Concerto Coro Graduale – Igreja do Seminário, 21h30

domingo, dia 8 de maio

“Não te ponhas de fora”, Caminhada vocacional* – Cacia/Aveiro, 09h30-15h00

Oração pelas vocações promovida pela Conferência dos Institutos Religiosas de Portugal – Diocesana, Igreja do Carmelo de Aveiro, 16h00

*para maiores de 16 anos, entre a estação de Cacia e o Museu de Aveiro, lembrando os 550 anos da chegada da Princesa Santa Joana a esta cidade, percurso a ser realizado pelos passadiços, durante o qual celebraremos Eucaristia, na Capela do Paço, Esgueira. Para esta atividade é necessário fazer inscrição aqui.


www.diocese-aveiro.pt/vocacoes


Please follow and like us:
Pin Share
  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube
RSS
Follow by Email