Pages Navigation Menu

O que Deus quer de mim?

Departamento Diocesano da Catequese de Aveiro

LEVANTA-TE E CAMINHA!

01 | Introdução

Da Carta Pastoral…

«Jesus, vivo e ressuscitado, caminha ao nosso lado. Ele é o companheiro de viagem que encontra formas de vir ao nosso encontro, mesmo se nem sempre somos capazes de O reconhecer e de encher o nosso coração de esperança.

Vivemos da Palavra de Deus e da Eucaristia. É através da Palavra de Deus, escutada, meditada, partilhada e acolhida no coração, que Jesus nos indica caminhos, nos aponta perspetivas novas, nos dá a coragem de continuar, depois de cada fracasso, a construir uma cidade onde a beleza resplandece.

A comunidade cristã é o lugar por excelência de evangelização, porque nela nos encontramos com os irmãos, com o Ressuscitado no meio de nós.

Deus pede-nos para nos deixarmos amar por Ele; para trabalharmos em comunhão e com ousadia, com o desejo de o servir e servir o povo de Deus. Somos chamados a fazer crescer a colaboração no testemunho e na missão. Este caminho é percorrido seguindo Cristo como seus discípulos, que nos estimula, nos lança para uma vida melhor e mais bela.

“O Senhor chama-te também a ti, chama-te para fazeres parte do seu povo e fá-lo com grande respeito e amor” (EG 113) por ti, por cada um de nós.»

Da introdução do Plano Pastoral…

«O êxito de um programa pastoral não radica no brilhantismo ou na eficácia das ações propostas, nem no maior ou menor protagonismo de cada ator. É sempre uma resposta às interpelações que Jesus nos faz: “levanta-te e caminha”, “desce daí… quero ficar em tua casa”, “vem e segue-me”, “passemos à outra margem”. É sempre uma palavra interpelante, desafiante, à qual somos convidados a responder com ousadia, sem ter medo de arriscar.»

02 | Contextualização

Os acontecimentos importantes da vida devem ser sempre bem preparados: um casamento, o nascimento de um filho…

Com o início de um novo Ano Litúrgico e, com ele, o tempo de Advento, somos desafiados por Deus a deixarmo-nos amar e a preparar o nosso coração para O receber como presente na nossa vida.

É Deus quem toma a iniciativa de vir ao nosso encontro. Ele olha-nos de forma surpreendente, na totalidade da existência e na plenitude da vida. Chama-nos de forma pessoal, única e irrepetível. O Seu olhar é aquele que acolhe, que abraça e que nos devolve a vida.

Também hoje, como em todos os tempos, na normalidade da vida, Deus continua a chamar para O seguir. Não é necessário esperar ser perfeito para Lhe dar como resposta o “Eis-me aqui!”, mas sim, acolher a Voz de Deus com o coração aberto. Escutá-Lo, discernir o que Ele quer de cada um, na vida pessoal, na Igreja e no mundo e, finalmente, vivê-la no “hoje” que Deus nos concede.

Deus sabe o que quer de cada um e por isso vai tornando-se presente, faz-se um de nós – o Emanuel – o Deus connosco! A Sua Palavra “É sempre uma palavra interpelante, desafiante, à qual somos convidados a responder com ousadia, sem ter medo de arriscar.”.

Deus oferece a todos e a cada um, de uma forma totalmente gratuita, o Seu Filho Jesus. Ele dá-se, num presépio, pobre e humilde. Toda a vida se fezpresente para aqueles que foi encontrando e chamando, dando-lhes a conhecer o amor, a bondade, a misericórdia e a ternura de Deus Pai. Por amor, «O Verbo fez-se carne e montou a sua tenda no meio de nós!».

03 | Tema

O Natal é dádiva, é oferta, é presente do Céu, que faz nascer no Homem o desejo de trocar presentes, como expressão da sua alegria e gratidão. O Natal é esta reciprocidade de amor sincero e verdadeiro entre Deus e a Humanidade.

Neste contexto de amor recíproco, face à «palavra interpelante e desafiante» de Jesus, surgem as seguintes interpelações que propomos para esta caminhada: – Vem! – Desce daí! – Levanta-te! – Caminha! – Quero ficar em tua casa! – Segue-me! e, – Passemos à outra margem!

Em resposta às Suas interpelações, porque não perguntar em cada semana: «O que Deus quer de mim?» e oferecermo-nos como presente a Ele (ver quadro em anexo).

04 | Dinamização/ Proposta

Para a Liturgia…

Para dar uma imagem visual à proposta desta caminhada, escolhemos o presente como símbolo.

Comunitariamente, sugerimos que este elemento figure na Igreja num local visível, sem que este prejudique a orgânica do espaço litúrgico.

Dentro do presente devem estar as interpelações que Deus irá fazer ao longo da caminhada, assim como o símbolo dessa semana.

Em cada semana deve retirar-se de dentro do presente a respetiva interpelação e símbolo e colocá-los em local visível.

Na Liturgia de cada domingo, sugere-se que se use a meditação proposta em cada semana como admonição de entrada, momento em que poderá ser colocado o símbolo e retirada a interpelação referente a essa semana (os quais podem já estar expostos aquando da leitura da admonição).

Para as Catequeses…

Nos grupos de Catequese da Infância e Adolescência poderá existir uma caixa-presente, por cada grupo. Nela encontrar-se-á a interpelação que cada catequizando levará para casa, com o desafio semanal: «O que ofereço a Deus?».

No final da caminhada, estas caixas-presente poderão ser partilhadas na celebração da Eucaristia.

Para as Famílias…

Cada família é chamada a seguir a proposta semanal para concretizar em sua casa.

Deverá construir a sua própria caixa-presente onde colocará semanalmente o resultado da sua caminhada e fazer um momento de oração em família.

No final da caminhada, estas caixas-presente poderão ser partilhadas na celebração da Eucaristia.

Materiais de apoio

Guião: texto; pdf; impressão em livro

Esquema semanal: texto

Apresentação da caminhada: ppt; pdf; vídeo

Marcadores semanais para impressão a cores: Infância; Adolescência; Comunidade.

Marcadores semanais para impressão a preto e branco: Infância; Adolescência; Comunidade.

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube