Bispo de Aveiro: “Faz da tua vida uma missão”
SEMANA DAS VOCAÇÕES E PROFISSÃO PERPÉTUA DA IRMÃ IRENE

O Bispo de Aveiro convidou os cristãos a fazerem da vida “uma missão”, que consiste em ser “dom para os outros”. “Faz da tua vida uma missão”, disse no domingo, na Sé de Aveiro, citando o Papa Francisco, na celebração em que a irmã Irene fez a sua profissão perpétua como religiosa das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.
Sendo o último dia da semana de oração pelas vocações, “Domingo do Bom Pastor”, D. António Moiteiro realçou que o “encerramento da semana não quer dizer que deixemos de rezar pelas vocações”, porque tal tarefa é “obra de importância na vida da Igreja”.
Na homilia, o Bispo de Aveiro sublinhou que “o encontro com Jesus ressuscitado transforma a vida” e leva a pôr a questão, como no livro dos Atos dos Apóstolos: “Que havemos de fazer?”. “Convertei-vos”, “recebei o Batismo”, “recebereis o Espírito Santo” foi a resposta dos primeiros tempos da Igreja e que hoje passa por assumir a vocação como “graça e missão”, quer na vida de casado, quer no sacerdócio ministerial e na vida consagrada. “Todos temos uma missão que devemos realizar”, resumiu D. António Moiteiro.

Irmã Irene Maria
A Irmã Irene Maria Augusto Modesto da Silva fez a sua profissão perpétua, perante a superiora geral das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, prometendo fidelidade e obediência a Deus e às superioras dominicanas. Natural de São Domingos de Rana (Cascais), de 56 anos, a Irmã Irene voltou às irmãs dominicanas, depois de um período de 12 anos em que esteve fora da congregação.
Formação das dominicanas em Aveiro
Desde o dia 24 de abril a formação das irmãs dominicanas passa por Aveiro. O postulantado (um ano) é feito na Casa de Santa Joana Princesa, contando atualmente com seis jovens, todas timorenses. Depois do postulantado vem o noviciado (dois anos) e a seguir a profissão religiosa (primeiros votos), que é renovada durante cinco anos. Depois de cinco renovações segue-se habitualmente a profissão solene ou profissão perpétua.
Correio do Vouga, 03 de maio de 2023