Missão Elivulo

O Projecto “Missão Elivulo” nasce pelas mãos do Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro (SDAM) e da Obra Missionária Pontifícia da Infância Missionária (IM), que já está presente na Diocese de Aveiro, em seis grupos da IM.
Em cada ano as crianças e os adolescentes dos grupos IM são desafiados a viver um valor que os desperta e sensibiliza para as causas e necessidades das crianças e adolescentes do mundo com o lema “Crianças evangelizam e ajudam crianças”. Este ano o desafio é Partilhar a vida e a missão e é com este intuito que queremos ajudar as crianças de Kipata a ter uma Biblioteca e um espaço onde possam brincar e aprender.
AJUDAR QUEM?
- Quem: Comunidade Salesiana de Dom Bosco – Centro de Formação Dom Bosco – N’dalatando/Kipata
- País: Angola
- Município: Cazengo
- Província: Kwanza-Norte.
- Cidade: N’dalatando
- Bairro: Kipata
COMO AJUDAR?
- Através de donativos monetários para a compra de:
- Livros de histórias infantis, livros técnicos, dicionários e enciclopédias
- material escolar;
- material didático;
- material pedagógico;
- material de evangelização;
- material informático;
- Através da participação/colaboração nas atividades de angariação de fundos específicos para este projeto a decorrer nas paróquias e nos grupos da IM;
COMO VAI ACONTECER?
- Em vez de fazer chegar através do envio de um contentor de Portugal, desta vez queremos potenciar as editoras em Angola e contribuir para o crescimento e economia sustentável naquele local.
- Com os donativos iremos comprar os livros através das seguintes editoras e livrarias:
- Plural Editores – https://www.pluraleditores.co.ao
- Leya Angola – http://www.leya.co.ao/
- Paulus Angola
- Paulinas Angola
COM QUEM NO DESTINO?
- Através de parcerias locais credíveis – Salesianos Dom Bosco.
- Através dos Salesianos, técnicos e voluntários que fazem gestão necessária das informações.
Com este projecto pretende-se
- Garantir que as crianças e jovens possam ter acesso livre, equitativo e de qualidade de ensino, uma formação escolar e profissional que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes para o futuro.
- Assegurar a igualdade de acesso para todas as crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres à educação primária, técnica, profissional e superior de qualidade;
- Aumentar substancialmente a literacia nas crianças e jovens a fim de que estes possam fazer mais aprendizagens e no futuro ter acesso ao emprego, ao trabalho decente e ao empreendedorismo;
- Construir e melhorar as instalações físicas para uma educação, onde seja possível ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos;
- Criar espaços de aprendizagem significativa e de gosto pela leitura e pela escrita.
Porquê escolher ajudar?
- Porque conhecemos exatamente quem e que comunidade vamos ajudar;
- Porque estivemos lá e conhecemos a realidade;
- Porque o número de iniciativas nem sempre é suficiente para as necessidades constantes daquela comunidade.
- Porque é possível acompanhar passo a passo, à medida que o projeto for crescendo e a biblioteca e o centro forem recebendo os materiais;
- Porque estamos a trabalhar com a Igreja, a Comunidade local e os Salesianos de Dom Bosco, que garantem o desenvolvimento sustentável e transparente deste projeto.
Como sabemos que chega esta ajuda ao destino?
- Cartas/Emails dos Salesianos de Dom Bosco em N’Dalatando;
- Relatório dos custos associados ao projecto;
- Comprovativos escritos, registados e confirmados pelas partes da chegada das doações ao SDAM-SDB N’Dalatando
- Registos fotográficos dos espaços, materiais e Biblioteca.
Valor do projecto
- Orçamento previsto 7.500 euros;