A Infância Missionária tem como objectivo promover a Animação Pastoral e Sensibilização missionária de crianças e adolescentes na Diocese de Aveiro através de Programas de Animação Missionária orientadas para a pastoral da infância em harmonia com os Programas das OMP, destacando-se destes a Campanha “Criança ajuda Criança” e “Santa Infância Missionária”, na sensibilização, educação e animação pastoral em ligação com a pastoral da infância e da catequese e com a acção missionária segundo orientações dos projectos (ORBIS), no que respeita a implementação da “Adopção Virtual”.

Dinamizará as suas actividades a par com a Animação Missionária e em colaboração com a escola de voluntariado.

mais informações: infancia.sdam@diocese-aveiro.pt

Paróquias com presença da Infância e Adolescência Missionária

  • Paróquia da Gafanha da Encarnação
  • Paróquia de São Pedro de Nariz
  • Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
  • Paróquia de Sosa
  • Paróquia de Santa Joana
  • Paróquia de Ílhavo

CARISMA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

• Tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus: “Crianças ajudam e evangelizam crianças”. São as crianças em favor de outras crianças.

• Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípu¬los, a Infância Missionária tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da autêntica ação evangelizadora. Inspira-se tam-bém em São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeiros das Missões. Ambos viveram ardentemente o carisma missionário universal, doando suas vidas pelo anúncio do Evangelho.

OBJECTIVOS DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

O fato de salvar da morte certa e dar-lhes oportunidade de sobreviver e serem batizadas fez com que o novo projeto de Dom Carlos despertasse a simpatia e acolhida, enquanto expressão de caridade cristã e solidariedade universal.

Assim foram definidos seus objetivos pelo fundador: • salvar as crianças da miséria e da morte; • batizá-las e educá-las como cristãs; • prepará-las para serem apóstolos de outras crianças orientando-as na vocação e profissão.

Desde a segunda metade do século 19 até os nossos dias, graças à actividade de educadores com espírito missionário, centenas de milhares de crianças foram sensibilizadas e comprometeram-se nesse movimento de solidariedade.

COMPROMISSOS DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

1. Tornar Jesus conhecido e amado. 2. Colocar-se à disposição de todos com alegria. 3. Repartir seus bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifício. 4. Rezar todos os dias pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro. 5. Louvar e agradecer a Deus pelos dons recebidos. 6. Manter-se bem informado sobre os acontecimentos que envolvem as pessoas de todos os continentes. 7. Reconhecer o que é bom da vida e da cultura dos outros povos, respeitando-os e valorizando-os. 8. Ser bem comportados e responsáveis em casa, na escola, na comunidade, evangelizando com o exemplo da própria vida. 9. Nunca desanimar diante das dificuldades. 10. Tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada.

FRUTOS DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

•Ajudar os educadores – pais, catequistas e professores – a desenvolver na formação cristã das crianças a dimensão missionária universal. •Suscitar nas crianças – e nos mais velhos – o desejo de partilhar com as outras crianças, através da oração e da ajuda económica a alegria de ser missionários de Jesus. •Colaborar com outras crianças da Infância Missionária para, entre todos, ajudar aqueles que mais precisam em qualquer parte do mundo.