Do coração à missão… entre tachos e brincadeiras!
Paróquia de Ribeira Afonso – Diocese de S. Tomé e Príncipe… uma das vilas mais povoadas da República de S. Tomé e Príncipe, ilha de grande beleza natural com pessoas de coração grande contrastando com situações nem sempre bonitas como as paisagens.
Aqui muitas são as crianças que precisam de um espaço que as acolha antes da idade escolar, um espaço onde possam ser crianças!
Esta Paróquia tem a seu cargo uma creche que acolhe, durante o dia, cerca de trinta crianças entre os três e os cinco anos que de outra forma andariam pela rua. Para que estas crianças possam fazer uma refeição com dignidade na creche precisam de um prato e um talher (garfo, colher e faca), bem como as cozinheiras precisam de panelas e de armários para arrumar a loiça.
No espaço exterior da creche existe uma sala de educação parental onde os pais das crianças, em sessões semanais, podem aprender a cuidar delas com mais cuidado e ajudá-las a crescer saudáveis e alegres! Mas para que estes pais possam participar nesta formação, a sala precisa de equipamentos (mesas, cadeiras e armários) pois ainda são só quatro paredes!
Teresa Vieira, SDAM
Postais solidários
Com os Postais solidários, queremos melhorar as condições de vida daqueles pais e crianças na paróquia de Ribeira Afonso.
Ao adquirir os “postais”, para si ou para um amigo, colega ou familiar, contribuirá para o crescimento daquelas crianças e para a formação parental dos seus pais.
Como fazer?
Primeiro – escolher o postal ou postais
Temos três postais solidários que se encontram disponíveis no site do SDAM – www.diocese-aveiro.pt/sdam – e no nosso facebook @sdamaveiro. Pode conhecer um pouco mais a que se destina e em que contexto se realiza esta campanha solidária.
Segundo – encomendar o postal ou postais
Faça-o através do facebook @sdamaveiro, no site www.diocese-aveiro.pt/sdam ou por email sdam@diocese-aveiro.pt.
Ao adquirir um postal solidário, receberá esse mesmo postal através da forma que desejar: por via digital, ou por via postal, no endereço que nos facultar.
O postal solidário, no seu verso, pode ser personalizado por si.
Terceiro – oferecer o postal ou postais
Depois de receber o postal ou postais solidários na sua caixa de email ou na sua morada, pode remeter aos seus amigos, familiares e colegas, os quais deseja surpreender.
Quarto – como chega ao destino
A campanha termina no dia da Infância Missionária, a 6 de Janeiro de 2018.
A parceria entre o SDAM e a Paróquia de Ribeira Afonso, em São Tomé e Príncipe, permite pelos postais solidários, desenvolver a economia local, de forma sustentável, pelo que todo o material será feito e/ou comprado em São Tomé e Príncipe, após o término da campanha.
O SDAM e a Paróquia de Ribeira Afonso, dará conhecimento de como está a correr a angariação do material referido na campanha dos “postais solidários”, a partir dessa data.
