Atividade do SDAM 2014-2015

SDAM – Serviço Diocesano de Animação Missionária

            No final do mês de junho tivemos a missa de envio dos voluntários que fizeram formação no ano pastoral 2014/2015, no CUFC, presidida pelo nosso Bispo D. António Moiteiro onde, além dos voluntários e equipa de formação, também estiveram alguns familiares destes jovens e outras pessoas que costumam participar na Eucaristia dominical no CUFC.

            Durante os meses de Julho e Agosto, partiram em missão três jovens, duas voluntárias para S. Tomé e Príncipe para ajudar na missão em Ribeira Afonso sob a dinamização da Congregação das Irmãs Canossianas e um voluntário para Moçambique para ajudar na missão em …. sob a dinamização dos Padres Salesianos. Os restantes voluntários deste grupo partirão em missão, apenas este ano e ainda sem destino específico. 

            Após o regresso dos voluntários e do seu acolhimento, a equipa de formação do SDAM começou a preparar o plano de formação para o ano pastoral 2015/2016, em que se destaca a formação quinzenal no CUFC, participação em sessões de formação a nível nacional promovidas pela FEC e algum trabalho de voluntariado cá. 

            Além disso, em setembro, a equipa do SDAM começou a planear as atividades do “Outubro Missionário” com base nos materiais enviados pelas Obras Missionárias Pontifícias, encetando os primeiros contactos com as paróquias onde iriamos desenvolver uma ação de sensibilização e animação missionária. Assim sendo, chegados a outubro, percorremos várias paróquias da nossa Diocese, a saber: Oliveirinha, Albergaria-a-Velha, Sosa, Vale Maior, Canelas, Fermelã, Gafanha da Encarnação, Palhaça, Borralha, Avanca, Travassô, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Nariz, Trofa do Vouga, Moita, Vera Cruz e Beduído, dando o nosso testemunho missionário e sensibilizando crianças, jovens e adultos para esta causa. Assinalou-se, a nível diocesano, o Dia Mundial das Missões numa eucaristia presidida pelo nosso Bispo D. António Moiteiro nas paróquias de Canelas e Fermelã.

            Em novembro aconteceu a sessão de esclarecimento para todos aqueles que desejaram conhecer melhor o trabalho do SDAM na Diocese e nos diversos países de missão para onde temos enviado os nossos voluntários. Estiveram presentes cerca de trinta pessoas, sendo que nove aceitaram o desafio de entrar no programa de formação que este Serviço Diocesano propõe para este ano pastoral. A partir daí deu-se início à formação com encontros quinzenais no CUFC.

             Ao longo do mês de dezembro preparamos a forma de assinalar a Jornada da Infância Missionária a 3 de janeiro e a atividade diocesana “Crianças ajudam Crianças” agendada para o mês de janeiro no adro da Igreja Paroquial de Santa Joana.

            Fizemos caminho, percorremos a nossa Diocese com espírito missionário levando no coração todos aqueles que conhecemos na experiência de voluntariado missionário que fizemos em Angola, Moçambique, Guiné, Brasil e S. Tomé e Príncipe na certeza de que um mundo melhor se constrói com pequenos gestos de partilha, oração e alegria… mas também levando aqueles que ainda vamos conhecer, pois vamos continuar com muito amor este legado missionário! 

            Os nossos sonhos são as asas que damos ao nosso coração… e muitas vezes ele voa até junto daqueles que mais sofrem com a fome, a guerra, a injustiça e a falta de amor!