Pages Navigation Menu

As aulas de EMRC, um projeto de vida

???????????????????

 

NOTA PASTORAL

As aulas de EMRC, um projeto de vida

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) é um valioso contributo para a formação das crianças, adolescentes e jovens, porque os ajuda a refletir sobre eles próprios, sobre as grandes temáticas que afligem a humanidade, ao mesmo tempo que apresenta, com base no Evangelho de Jesus, propostas de esperança e de felicidade verdadeira – a todos projeta para o futuro, a todos torna coautores da vida em sociedade, impele à construção do Bem e à contemplação da beleza da verdade e do próprio Deus.

A tarefa da educação é missão específica da Família, por isso, lançamos o desafio aos pais para que não prescindam e desperdicem este tempo e este espaço da aula de EMRC, que é, sem dúvida, um excelente complemento à educação recebida em casa e na comunidade paroquial. Com a mesma sistematização e métodos dos outros saberes escolares, a disciplina de EMRC entra em diálogo com as demais aprendizagens e fornece ao aluno instrumentos para melhor compreender a realidade pessoal e social, e para nela intervir com comportamentos éticos e morais que o dignificam como pessoa.

A cada criança, adolescente e jovem é feito o convite que Jesus fez aos seus primeiros discípulos: «Vinde e vede» para que descubrais em cada aula de EMRC a beleza da vida, a ousadia do perdão, a felicidade do serviço e a alegria de ser. A raiz da fé é a aceitação da pessoa de Cristo. Os primeiros discípulos iniciaram com Ele uma relação pessoal (Jo 1, 35-51). Mais tarde, quando se escreve o Evangelho, recorda-se o episódio como o início de uma nova vida. Esta nova vida podes encontrá-la ou descobri-la nas aulas de EMRC, enquanto caminhada a percorrer não individualmente mas em grupo, e de onde emana o desejo e a necessidade de também a transmitir aos outros.

Estimados alunos, com as aulas de EMRC é-vos oferecido um projeto de vida onde não há lugar para o indiferentismo e o comodismo, mas apenas para a radicalidade de ser com os outros, na promoção do bem comum e no assumir responsabilidades, quer no agir pessoal quer na defesa da dignidade de toda e qualquer pessoa.

Para ti que és cristão, a aula de EMRC traz oportunidades e razões para aprofundar e sistematizar os teus conhecimentos sobre a tua crença e encontrares uma oportunidade para, junto dos teus colegas e amigos, partilhares a alegria da tua fé. Em ti, e no teu professor, os teus colegas descobrirão que o Deus de Jesus Cristo plenifica a tua vida e dá alegria à tua existência – alegria que queres ver refletida em cada rosto humano.

O docente de EMRC, na coerência do testemunho cristão e na fidelidade à Igreja, é fermento na comunidade educativa, onde, pela entrega e serviço, descobre diariamente a sua vocação, porque «é dando que se recebe». Na azáfama das tarefas escolares e na “aridez” das rotinas burocráticas e organizacionais, ele reconhece-se portador de um dom que se traduz e transforma em cada gesto e em cada rosto. Vivendo o mandato e a misericórdia de Deus, o professor de EMRC vive a realidade da sua escola com os olhos e o coração numa esperança transformadora e contagiante, transpondo, sempre, os portões da escola com alegria e com gratidão.

No momento das matrículas da disciplina de EMRC, aos pais e encarregados de educação, aos alunos e professores das escolas públicas e privadas, quero fazer o mesmo apelo que o Papa Francisco fez aos jovens: «Não enterrem os talentos! Apostem em grandes ideais, aqueles que alargam o coração, aqueles ideais de serviço que tornam fecundos os seus talentos. A vida não é dada para que a conservemos para nós mesmos, mas para que a doemos. Queridos jovens, tende uma grande alma! Não tenhais medo de sonhar com coisas grandes!». O sentido para as vossas vidas está nas vossas escolhas e decisões. Não fiqueis indiferentes!

 

O vosso amigo:

António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro.

06 junho 2015

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube