Pages Navigation Menu

“A disciplina de EMRC: programa e novos manuais – desafios”

2015.10.06_img01

Pediram-me para escrever uma notícia não sendo eu jornalista…

De notícia entendo que NOVIDADE seja a palavra mais próxima…

O que se passou no passado sábado, 3 de outubro, na Casa Diocesana Nª Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha, onde estiveram reunidos 137 docentes de Educação Moral e Religiosa Católica das dioceses de Aveiro, Coimbra, Viseu e Guarda E QUE FOI NOVIDADE?

-O encontro entre professores que lecionam a mesma disciplina, em realidades muito diversas oriundos de diferentes dioceses mas com uma vontade imensa em quererem ser verdadeiras Testemunhas daquEle que nos chamou a sermos unidade !

– Em relação aos Novos Manuais houve uma grande partilha por parte dos autores dos mesmos tendo sido referidas as alterações em relação aos manuais anteriores, tendo em conta as Metas curriculares da disciplina, o novo acordo ortográfico e a necessidade de adaptações e atualizações nos conteúdos e nas linguagens; novas apresentações, propostas pedagógicas que traduzem as circunstâncias da sociedade atual. Os manuais da disciplina de EMRC correspondem ao Novo Programa da disciplina, ambos elaborados e aprovados pela Igreja Católica.

– E para terminar a sempre grande e desafiadora Boa Notícia ´que é a do Evangelho na celebração da eucaristia na presença do nosso Bispo D. António Moiteiro: os 72 discípulos enviados, indicando a universalidade da missão. Todo o povo de Deus está chamado a se lançar na missão de anunciar a Boa do Reino. Esta missão, não é uma tarefa somente do papa, de bispos, sacerdotes e diáconos. Mas sim, uma obra de todos os batizados. Portanto, a missão é universal desde a sua origem e compreende todos. O texto especifica que Jesus envia “dois a dois”, pois o anúncio do Evangelho não é uma tarefa pessoal, mas de uma comunidade. É um trabalho gigantesco, e nunca haverá trabalhadores suficientes; só o Pai pode chamá-los e enviá-los, por isso, é necessário rezar a Ele, pedindo que chame mais pessoas. A fé e a missão começam no coração e devem terminar nos lábios e nas ações. Não podemos deixar que o receio atrapalhe a nossa missão cristã de anunciar o Reino de Deus que está presente entre nós.

– E fica um pedido: Pai, que a perspetiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado como professores de EMRC não nos faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher o Teu Filho Jesus.

Teresa Grancho, professora de EMRC

2015.10.06_img02

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube