Apresentação do livro “Pastoral da Saúde – contributo para o bem estar integral”

“Cristo, o Bom Pastor” ilustra a capa do mais recente livro do Diácono José Carlos Alves da Costa:  “Pastoral da Saúde – contributo para o bem estar integral”.

Com prefácios de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, e do Padre Dr. José Manuel Pereira de Almeida, Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde, a obra será apresentada no próximo dia 11 de fevereiro – Dia Mundial do Doente – pelo Padre Dr. Manuel Joaquim Rocha, Vigário Geral da nossa diocese. Uma apresentação on-line transmitida em direto no site e facebook da diocese, pelas 21h00.

Apresentação da obra: 11 de fevereiro – 21h00 – em www.diocese-aveiro.pt

O autor:

José Carlos Alves da Costa, nasceu em Lourosa (Santa Maria da Feira),a 1 de julho de 1957. É casado e pai de quatro filhos.

É doutorado em Naturopatia pela UMN-EA de Miami, Estados Unidos da América e Mestre em Ética, Espiritualidade e Saúde, pela UCP do Porto, em Gerontologia, pela Universidade de Aveiro e em Pastoral Penitenciária, pela Universidade Pontifícia de Salamanca. Especializou-se em Fisioterapia e Podologia (AMEP, Lisboa) e Massagem Terapêutica da Dor (Formasau, Coimbra).

Em 2003 finalizou o Curso de Teologia Pastoral no ISCRA, em Aveiro, onde concluiu a sua Formação Diaconal, tendo sido ordenado Diácono Permanente, a 5 de outubro de 2003 na Sé de Aveiro por D. António Baltasar Marcelino.

Em 2016 realizou o Curso Avançado em Voluntariado da Saúde (UCP, Lisboa) e em 2019 a Pós-graduação em Cuidados Paliativos (ESSSM, Porto).

Ao longo dos anos assumiu a coordenação de várias estruturas diocesana da Pastoral da Saúde e colaboração da Pastoral Penitenciária da Diocese de Aveiro.

É Assistente Espiritual e Religioso Católico no Hospital de Aveiro e da Conferência S. Vicente de Paulo.

Exerce a sua atividade profissional em Aveiro, num espaço de saúde integral.

Antecederam a esta publicação: O Prato dos Alimento Naturais com Peso e Medida [2002], Envelhecimento Ativo na Migração de Portugueses para o Brasil [2017] e Pedaços de Saúde Para Um Bem-Estar Integral [2018].