Nomeações – Secretariados diocesanos

A Cúria Diocesana, tal como afirma o Código de Direito Canónico, «compõe-se das instituições e pessoas que prestam serviço ao Bispo diocesano no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, na administração da diocese e no exercício do poder judicial» (CIC, c.469).

O II Sínodo Diocesano, na parte que diz respeito à Igreja Diocesana, pede que se estruture a Cúria Diocesana em ordem a que ela «exprima inequivocamente um serviço à comunhão na Igreja Diocesana» (pg. 41).

A Diocese de Aveiro não pode ficar alheia à exigência que o Santo Padre faz a toda a Igreja no sentido de prepararmos o próximo Sínodo dos Bispos, que tem como título “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. O recenseamento feito à prática dominical realizado em março de 2019 exige um modelo de pastoral mais centrado na missão, mais atento aos afastados, exigindo de todos uma conversão pastoral, como caminho de renovação da Igreja. Os Secretariados Diocesanos de Pastoral, tal como os outros organismos de comunhão, são na nossa Diocese de Aveiro o rosto de uma Igreja comunhão e sinodal.

Tendo presente o bem da Diocese nomeamos os responsáveis dos Secretariados Diocesanos que, posteriormente, devem ser completados com os respetivos Departamentos, Serviços e Comissões:

Secretariado Diocesano da Educação Cristã

Diretor – Sérgio Manuel de Jesus Martins

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar

Casal responsável: Maria Goreti Oliveira Carvalho Gonçalves e Paulo Jorge Costa Gonçalves

Assistente: P. Abílio Manuel Ferreira Araújo

Secretariado Diocesano de Liturgia

Diretor – P. João Paulo Soares Henriques

Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-caritativa

Diretor – Fernanda Maria de Freitas Dias Gonçalves Capitão

Assistente: P. José Carlos da Silva Lopes

N:B: Os Departamentos, Serviços ou Comissões deverão constituir uma equipa que ajude a planear e a realizar a ação pastoral diocesana.

Aveiro, 4 de outubro de 2021.

+António Manuel Moiteiro Ramos, bispo de Aveiro