Caminhada Advento 2023
Departamento Diocesano da Catequese de Aveiro
Caminhada Advento 2023
– PEREGRINAR NA ESPERANÇA –
01 | INTRODUÇÃO
Ao aproximarmo-nos da vivência deste tempo litúrgico – o do Advento – somos chamados a refletir sobre o sentido desta Igreja de Aveiro, proporcionando um tempo de crescimento na fé e de comunhão eclesial. A Diocese de Aveiro vive o acontecimento festivo e jubilar dos 600 anos do início da construção da Catedral de Aveiro, Igreja-mãe de todas as paróquias desta Diocese. “O Jubileu é um acontecimento festivo de júbilo sob a ação do Espírito Santo. (…) Para além da revalorização do tempo, o Jubileu pretendia a conversão, uma significativa purificação das relações que visava restituir o tecido relacional, apenas possível mediante a libertação e o perdão. O ano jubilar é, assim, um tempo para pormos em prática valores sociais e religiosos, louvarmos a Deus, celebrando com alegria os seus gestos salvadores, reconhecendo que tudo recebemos das suas mãos e que nós não passamos de administradores dos seus bens.”
02 | OBJETIVOS
- Valorizar a família de Nazaré, como exemplo para as nossas famílias e comunidade;
- Conhecer mais e melhor a nossa Catedral, enquanto Igreja-mãe das nossas paróquias;
- Reconhecer e valorizar o papel do Bispo, como pastor da Igreja de Aveiro;
03 | PROPOSTA
Nesta caminhada do Advento somos convidados a centrar a nossa atenção no caminho que precisamos trilhar.
Esta é também uma peregrinação que deve ser feita na esperança e na renovação pessoal e comunitária, através da mudança da forma de ser e de estar em Igreja.
É neste “ser peregrino” que precisamos recordar, celebrar e, sobretudo, transmitir, por obras e por palavras, o papel evangelizador e cuidador desta Igreja que somos todos nós.
Neste ano pretendemos dar a caminhada um sentido mais comunitário, pelo que é proposta a construção do presépio, a partir da imagem da Sé de Aveiro, e a colocação das velas de advento na estrutura no presépio (imagem da Sé) em cada semana de Advento. Este presépio deverá estar na Igreja e o momento da colocação da vela deverá ser acompanhado de uma admonição.
A reflexão apresentada – ecos da Palavra – poderá ser discutida nos encontros de catequese, tendo o seu enfoque na imagem do bispo, enquanto primeiro pastor da Diocese de Aveiro.
É, ainda, nomeado um desafio que se pretende para toda a comunidade eclesial.
O presépio proposto poderá ser construído, também, em catequese e em família.
Quadro Resumo da caminhada de Advento 2023
Data | Gesto | Na reflexão da Palavra… |
03/dez – 1º Domingo | Estrutura do Presépio (com a estrutura da Catedral). | Mc 13, 33-37 «Vigiai, porque não sabeis quando virá o dono da casa» |
8/dez – Sexta-feira | Colocar Maria | Lc 1, 26-38 «Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo» |
10/dez – 2º Domingo | Colocar São José | Mc 1, 1-8 «Endireitai os caminhos do Senhor» |
17/dez – 3º Domingo | Colocar a Estrela | Jo 1, 6-8.19-28 «No meio de vós está Alguém que não conheceis» |
24/dez – 4º Domingo | Colocar a Manjedoura | Lc 1, 26-38 «Conceberás e darás à luz um Filho» |
25/dez – Segunda-feira | Menino Jesus | EVANGELHO Lc 2, 1-14 «Nasceu-vos hoje um Salvador» |
DOCUMENTO COM TODOS OS TEXTOS DA CAMINHADA – LINK
I DOMINGO DO ADVENTO – 03/DEZEMBRO
Palavra: Vigiar
Gesto: Construir a Cabana tendo por base o símbolo do ano jubilar
Colocar a Vela de Advento
Acendemos, Senhor, esta luz, como aquele que acende sua lâmpada para sair, de noite, ao encontro do amigo que se aproxima.
Nesta primeira semana de Advento queremos levantar-nos para Vos esperarmos preparados, para Vos receber com alegria. Muitas sombras nos envolvem, muitas carícias nos adormecem. Queremos estar despertos e vigilantes, porque Vós nos trazeis a luz mais clara, a paz mais profunda, a alegria mais verdadeira.
Vem, Senhor Jesus! Vem, Senhor Jesus!
Ecos da Palavra
Neste primeiro Domingo do Advento somos desafiados a vigiar, a como as sentinelas estarmos despertos e alerta para que este tempo do Advento não nos passe despercebido, ofuscados com as coisas supérfluas do Natal.
Vigiar significa em primeiro lugar, sermos capazes de olhar para nós, para que este gesto de iniciar a construção do nosso presépio, tendo como base a imagem da nossa Catedral, nos desafie e ir às origens.
Desafio
Este ano, somos, pois, chamados a refletir a Catedral, mãe de todas as igrejas da Diocese. Vivemos num tempo em que se torna necessário o cristão ficar alerta. Todo o discípulo de Jesus sabe o que deve fazer no tempo de espera: pôr ao serviço dos irmãos o dom recebido no Espírito. O Bispo é o responsável por esta missão, logo tem um lugar específico na Catedral – a Cátedra do Bispo. Conhece melhor esse espaço e reza pelas intenções da nossa Diocese e do nosso Bispo neste ano jubilar.
Enquanto faço o desafio ouço: ”Pára um momento” – link
DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO – 8/DEZEMBRO
Palavra: Estar
Gesto: Colocar a Imagem de Maria no Presépio / Reacender a 1ª vela do Advento
Ecos da Palavra
Nesta caminhada de Advento, um tempo de espera, queremos estar preparados, tal como, a Virgem Maria que se tornou digna morada de Deus. A saudação que o Anjo Lhe dirige: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo» (Lc 1, 28) mostra-nos que Deus sempre pensou e quis Maria para o cumprimento do Seu propósito de amor e salvação.
Maria é modelo da Igreja como Mãe. Assim como, Maria é Mãe de Cristo e Mãe da Igreja, também a Igreja a tem como modelo. Ela é o exemplo da fé, porque viveu a relação mais profunda com Jesus. É caminho e guia da fé. É Maria quem convida toda a Igreja a percorrer o caminho que leva a relação pessoal com o seu Filho e este convite é dirigido a toda a Igreja e a cada cristão em particular: ouvir a Palavra de Deus como Maria, de modo que a Palavra nos transforme.
Maria surge também no nosso caminhar na esperança até Jesus e na nossa catedral ela assume um destaque especial, pois ela é a Padroeira da nossa Sé, com o Título de Senhora da Glória.
Desafio
Nestes dois dias, escolho uma imagem de Nossa Senhora e fico uns instantes em silêncio para escutar o que Deus tem para me dizer através de Maria.
Enquanto faço o desafio ouço: ”Consagração a Nossa Senhora” – link
II DOMINGO DO ADVENTO – 10/DEZEMBRO
Palavra: Preparar
Gesto: Colocar a Imagem de S. José no Presépio
Colocar a 2ª Vela de Advento
Os profetas mantinham acesa a esperança de Israel. Nós, como um símbolo, acendemos estas velas. A humanidade inteira estremece porque Deus se fez próximo em nossa Carne.
Que cada um de nós, Senhor, Vos abra a sua vida para que brotes, para que floresças, para que nasças, e mantenhas em nosso coração acesa a Vossa esperança.
Vem, depressa, Senhor! Vem, salvador do Mundo!
Ecos da Palavra
No Evangelho de hoje somos convidados à Metanoia, que grande palavrão este… mas afinal o que significa? significa a ação de mudar de ideia ou pensamento. Perante Jesus não podemos continuar iguais. A sua presença, a Sua relação connosco não pode apenas provocar em nós um sentimento ou um desejo de mudança – temos de passar do pensamento ao ato.
Hoje colocamos a imagem de S. José no nosso presépio. Ele não foi capaz de entender tudo o que se passava a sua volta, mas teve a coragem de pensar, ou melhor de aceitar a vontade de Deus que, quase de certeza, não era a sua. Ao aceitar a vontade de Deus, ele aceitou tomar conta do Filho de Deus, como seu, de o guardar, proteger acarinhar e ensinar.
Desafio
Com os olhos em S. José, com o Lírio numa mão e o Menino Jesus ao colo, somos desafiados a olhar para o nosso Bispo que de Báculo na mão assume esta missão de guardar, proteger acarinhar e ensinar o povo que lhe foi confiado. Esta semana sou convidado a descobrir as insígnias episcopais, a saber o nome do nosso Bispo e a confiá-lo nas mãos de S. José.
E sou convidado a ouvir: “Pai” – link
III DOMINGO DO ADVENTO – 17/DEZEMBRO
Palavra: Alegria
Gesto: Colocar a Estrela
Colocar a 3ª vela do Advento
Senhor Jesus, o Teu Mensageiro João Baptista, ensina-nos a parar para reparar na luz e para preparar os Teus caminhos de Luz. Ajuda-nos a ser Teus mensageiros, a transmitir e a anunciar a Tua Luz. Ajuda-nos a ser luz na Tua Luz.
Quando acendemos estas três velas cada um de nós quer ser tocha que ilumine e que Vos faz brilhar, chama para que possas aquecer.
Vem, Senhor, vem salvar-nos, envolvei-nos na vossa luz, aquecei-nos no vosso amor.
Ecos da Palavra
Neste Domingo do Advento somos convidados a sermos testemunhas da Alegria. Não uma alegria qualquer, mas a uma alegria que nos vem de Deus, que nos conforta e nos fortalece. Tal como a estrela que brilha na noite, nós cristãos somos chamados a ser estas “luzes” que na noite tornam o céu mais brilhante. A iluminar “as noites” com a alegria de Cristo.
Desafio
Ao colocarmos a estrela no nosso presépio somos convidados a saber um pouco mais sobre nós, a descobrirmos o dia do nosso Batismo, qual é o Arciprestado a que pertencemos, quantas paróquias fazem parte da nossa Diocese
Enquanto faço estas descobertas poderei ouvir: ”Conta as estrelas do céu” – link
Sou convidado a partilhar a Luz da Paz de Belém (poderá ser a vela da Cáritas) que coloco junto ao presépio.
IV DOMINGO DO ADVENTO – 24/DEZEMBRO
Palavra: Encontrar
Gesto: Colocar a Manjedoura
Colocar 4ª vela do Advento
Ao acendermos estas quatro velas, no último domingo, queremos dizer: Vem, Senhor Jesus, vem depressa, estamos prontos a acolher-te, prontos a fazer do nosso coração o teu berço de paz; prontos a fazer da nossa vida a tua tenda de abrigo. Como Maria, a Serva do Senhor, nós também queremos acolher todas as mensagens e sinais de paz e presença que nos dizes e todos os tons e cores da Luz maravilhosa que és Tu.
Ecos da Palavra
Quase a terminar a caminhada do Advento somos convidados a olhar para o caminho percorrido até aqui. Ao longo deste tempo, fomos chamados a descobrir um pouco mais sobre Maria e José. Ao mesmo tempo que fomos desafiados, neste ano jubilar, a saber um pouco mais sobre a nossa Sé Catedral e o nosso Bispo.
Este ano, a quarta semana do Advento, terá apenas um dia. Em todo os lados surgem já as luzes de Natal, as prendas, os afazeres domésticos. Mas calma ainda temos um dia, que ainda nos pode ajudar a viver este tempo do Natal mais profundamente e intimamente ligados a Jesus. Para que o barulho e as tarefas não nos afastem d’Aquele que é o motivo, a causa, deste dia de festa, o Deus feito Menino.
Desafio
Ao colocarmos a manjedoura no nosso presépio, peço a Deus que nasça no meu coração – a verdadeira manjedoura onde Ele quer repousar. Como desafio sou convidado a rezar por toda a nossa Diocese de Aveiro e pela Igreja.
Podemos levar a Imagem do Menino Jesus, para ser benzida para nesta noite colocarmos no nosso presépio.
E sou convidado a ouvir: “Tu meu Deus” – link
Proposta da oração de Bênção das Imagens:
Deus, nosso Pai, Tu amaste tanto os homens que mandaste a nós o teu único Filho Jesus, nascido da Virgem Maria, para nos salvar e nos reconduzir a Ti.
Imploramos-Te que, em virtude da tua bênção, estas imagens de Jesus, que está para vir ao meio de nós, sejam, nas nossas casas, sinal da tua presença e do teu amor.
Abre o nosso coração, para que saibamos receber Jesus na alegria, fazer sempre aquilo que Ele nos pede e vê-l’O em todos aqueles que têm necessidade do nosso amor.
Pedimos-to em nome de Jesus, teu amado Filho, que vem para dar ao mundo a paz. Ele vive e reina nos séculos dos séculos. Ámen
DIA DE NATAL – 25/DEZEMBRO
Colocar o menino (que poderá vir na procissão inicial) no presépio:
Vem hoje Jesus, habitar o coração de todos os Homens e tornar presente nas suas vidas o Mistério da beleza do Teu Amor.
Que o Teu nascimento renove o nosso coração, ensinando-nos a amar e a lutar por uma vida digna, justa e verdadeira.
Nós Te agradecemos o verdadeiro amor que tens por cada um de nós, a força e a coragem que todos os dias ofereces para crescermos cada vez mais em Família e em Igreja.
Pedimos de forma especial pela nossa Diocese, ao celebrar os 600 anos do início do Convento de Jesus de Aveiro, para que aprendamos a ternura, o carinho, a simplicidade e a confiança de um Deus feito menino. Ámen
DOCUMENTO COM TODOS OS TEXTOS DA CAMINHADA – LINK